domingo, 6 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA - SERMÃO II

ORÇÃO - A CONQUISTA DO IMPOSÍVEL

INTRODUÇÃO:

A. A Bíblia apresenta Deus como o realizador das coisas impossíveis. E tais realizações são possíveis quando os seus filhos oram.
B. O que é a Verdadeira oração?
C. Deus está pronto a realizar coisas impossíveis na sua vida.

I. A VERDADEIRA ORAÇÃO.

A. O Salmo 62:8 diz: “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; pois Deus é o nosso refúgio”.
1. Este Salmo nos revela grandes verdades sobre a verdadeira oração.
1.1. Confiança em Deus.
1.2. Confiança nEle em todo o tempo
1.3. Derramar o coração a Ele.
1.4. Ele é o nosso refúgio.

B. A verdadeira oração “é o abrir do coração a Deus como a um amigo”. (Obreiros Evangélicos 257)
C. “É a respiração da alma”. (Obreiros Evangélicos 254)
D. “É a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência”. (Vereda Cristo 132)
E. A Oração do Pai Nosso como modelo. (Mateus 6:9-13)
1. Ela foi feita não simplesmente para ser repetida, mas em resposta ao pedido dos discípulos “Senhor ensina-nos a orar, como João Batista ensinou os seus discípulos”. (Lucas 11:1). O Pai Nosso nos ensina três estágios na oração:
1.1. Exaltação ao Pai. Reconhecimento de Sua Grandeza e Glória. (Mt. 6:9-10)
1.2. Pedidos materiais e espirituais. (Mt. 6:11-13pp)
1.3. Exaltação e reconhecimento de Sua grandeza e Glória. O amém vai além de seu significado etimológico “assim seja”. Significa a própria Pessoa de Jesus Cristo. (Ver Apocalipse 3:14). Jesus ensinou que a nossa oração deve ser feita em nome dEle. (Ver João 14:13-14)

II. O DEUS DO IMPOSSÍVEL

A. Os Atributos de Deus.
1.Ele é Eterno. (Sal. 90:2)
2.Possui vida em Si próprio (João 5:26)
3.É Onisciente (Jó 37:16; Sal 147:5; I João 3:20)
4.É Onipresente (Heb. 4:13
5.É Onipotente (Sal. 91:1; Dan. 4:17,25,35; Apoc. 19:6)
B. A Soberania de Deus.
1.Não há quem Lhe possa deter a mão. (Dan. 4:35)
2.Ele criou todas as coisas. (Apoc. 4:11)
3.“Tudo quanto aprouve ao Senhor, Ele o fez nos Céus e na Terra” (Sal. 135:6). Desse modo Salomão pôde dizer: “Como ribeiros de água, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este segundo o Seu querer, o inclina” (Prov. 21:1). O Apóstolo Paulo consciente da soberania de Deus escreveu: “Se Deus quiser, voltarei para voz outros” (Atos 18:21); ao mesmo tempo Tiago adverte: Devíeis dizer: “Se o Senhor quiser” (S. Tia. 4:15)
C. As Atividades de Deus.
1.Os autores bíblicos ocupam-se mais tempo em descrever o que Deus faz do que em dizer o que Ele é. Deus é apresentado como:
1.1. Criador (Gen. 1:1; Sal. 24:1,2)
1.2. Sustentador do mundo. (Heb. 1:3)
1.3. Salvador e Redentor (II Cor. 5:19)
1.4. Estabelecedor de Planos (Isa. 46:11)
1.5. Faz Predições (Isa. 46:10)
1.6. Concede Promessas (Det. 15:6; II S. Ped. 3:9)
1.7. Perdoa Pecados (Êxo. 34:7)
1.8. Legisla sobre tudo (I Tim. 1:17). Estas ações confirmam o conceito de que Deus é um Deus pessoal. Conseqüentemente Ele é digno de adoração. (Apoc. 14:6,7)

III. O DEUS QUE RESPONDE AS ORAÇÕES.

A. “No Grande Conflito entre o bem e o mal, Deus limitou o Seu poder. Mas quando o seu povo ora, esse poder é liberado”. (Mark Finley, Evangelista e vice Presidente da Igreja Adventista do Sétimo dia)
B. No Antigo Testamento encontramos uma linda promessa de Deus. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”.
C. As condições espirituais requeridas por Deus para responder as orações do Seu povo, de acordo com o texto são:
1. Humilhar (Tem a ver com humildade – reconhecimento da grandeza de Deus – obediência à Sua lei)
2. Orar (Lembrar-se dEle, de que Ele é o provedor de tudo e é o que supre as necessidades humanas)
3. Buscar (Revela sinceridade, perseverança, fé).
4. Converter (Abandonar os caminhos maus)
D. Quando o Seu povo proceder assim, virá a resposta.
1. Deus ouvirá às orações
2. Perdoará os pecados
3. Sarará a terra (Restaurará o meio de sobrevivência do seu povo)
4. E Deus estará sempre de olhos abertos e ouvidos atentos à oração

IV. HOMENS QUE VIRAM OS IMPOSSÍVEIS TORNAREM-SE POSSÍVEIS.

A. Moisés vivendo uma vida para Deus experimentou muitas vitórias diante dos seus inimigos.
1. Viu Deus libertando o seu povo do cativeiro egípcio por seu intermédio e guiando-o em proteção à terra prometida.
2. No meio do caminho assistiu ao poder de Deus abrindo o mar vermelho e dando livramento ao Seu povo. Ao mesmo tempo viu a destruição nas águas do exército de Faraó (Êxo. 14:15-31)
3. No deserto viu uma rocha bruta jorrar água para matar a sede dos filhos de Deus. (Êxo. 17:1-7)
4. Assistiu espantado a chuva de pão caindo do céu para matar a fome do povo. (Pequenas sementes parecendo coentro que eram transformadas pelos israelitas em pão)
5. Josué experimentou uma vitória pela glória de Deus que não se pode explicar. Alguns sacerdotes conduziram a arca da aliança, sete sacerdotes portaram trombetas e um pequeno exército, rodearam sete vezes as indestrutíveis muralhas de Jericó. No sétimo dia, todos as rodearam mais sete vezes, quando Josué ordenou ao povo gritar. As muralhas foram inexplicavelmente implodidas e o exército entrou na cidade destruindo tudo e todos restando apenas, a pedido de Deus, a prostituta Raabe.
6. Jó foi um “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1). Subitamente seus servos, suas ovelhas, seus camelos, seus bois, e seus filhos foram todos destruídos (Ver Jó 1:13-20). E, não obstante, a perda de tudo, ficou também cheio de tumores malignos no corpo (Jó 2:7,8). Sua atitude diante de tudo isso foi adorar a Deus. “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”. (Jó 1:20-22). No final do livro de Jó, Moisés registra o grande feito de Deus na vida deste homem quando orava pelos seus amigos. “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42:10)
B. Assim foram os personagens bíblicos. Embora pecadores, tinham uma sinceridade no arrependimento e na busca de Deus que lhes faziam íntimos dEle e suas orações eram respondidas. O primeiro objetivo da oração não é receber benção material e sim a amizade com Deus e o desenvolvimento do caráter à semelhança do dEle. A Bíblia diz que “Enoque andou com Deus”. O livro Patriarcas e Profetas às páginas 85-89 diz:
1. Como era o andar de Enoque com Deus? “O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. Não se tornou um eremita, excluindo-se inteiramente do mundo; pois que tinha uma obra a fazer para Deus no mundo. Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante, inabalável. Seu coração estava em harmonia com a vontade de Deus”. (PP 85)
2. Quem era Enoque? “Enoque era homem de espírito forte e altamente cultivado, e de extenso saber; era honrado com revelações especiais de Deus; todavia, estando em constante comunhão com o Céu, achando-se sempre diante dele a intuição da grandeza e perfeição divina, foi um dos homens mais humildes. Quanto mais íntima a ligação com Deus, mais profunda era a intuição de sua própria fraqueza e imperfeição”. (PP 85) “Enoque se tornou um pregador da justiça,... Ele foi destemido reprovador do pecado... e o poder de Deus que operava em Seu servo era sentido pelos que o ouviam”. (PP 86)
3. O que Enoque evitava e o que ele fazia? “Angustiado pela crescente iniqüidade dos ímpios, e temendo que a deslealdade deles pudesse diminuir sua reverencia para com Deus, Enoque evitava a associação constante com os mesmos, e passava muito tempo na solidão, entregando-se à meditação e oração. Assim permanecia ele perante o Senhor, buscando um conhecimento mais claro de Sua vontade, para que a pudesse fazer”. (PP 85)
4. Para Enoque, o que era a oração? “Para ele a oração era como a respiração da alma; vivia na própria atmosfera do Céu”. (PP 85)
5. Que importância Enoque dava a oração e qual foi o resultado de sua profunda comunhão com Deus? “Em meio de uma vida de trabalhos ativos, Enoque perseverantemente manteve comunhão com Deus. Quanto maiores e mais insistentes eram os seus trabalhos, mais constantes e fervorosas eram as suas orações. Ele continuava a segregar-se em certos períodos de toda a sociedade.Depois de permanecer por algum tempo entre o povo, trabalhando para os beneficiar pela instrução e exemplo, retirava-se para passar algum tempo em solidão, tendo fome e sede daquele conhecimento divino que somente Deus pode comunicar. Tendo desta maneira comunhão com Deus, Enoque vinha a refletir cada vez mais a imagem divina. Seu rosto estava radiante de uma santa luz, da luz mesmo que resplandece no semblante de Jesus. Saindo ele dessas comunhões divinas, mesmo os ímpios contemplavam com admiração a impressão celestial em seu rosto”. (PP 86-87)

CONCLUSÃO:

A. O SENHOR está pronto a realizar coisas impossíveis na sua e na minha vida.
B. Isto acontecerá quando nos organizarmos e termos a oração como o momento mais especial da vida
1. Momento de crescimento espiritual pela contemplação, através da fé, do caráter santo, perfeito, glorioso e poderoso de Deus.
2. Momento de eliminação de si mesmo. De pecados herdados e cultivados. De tendências egoísticas. De fragilidades emocionais e espirituais.
3. Momentos de enraizamento da fé. Do conhecimento da vontade e do plano de Deus. De amor e amizade, de paz e de perdão.
4. Momentos de intercessão pelos perdidos.
C. Façamos dEle um refúgio diário, sem nada exigi-lO, esperando em Sua vontade. Pois esse Deus Soberano realizará coisas impossíveis na sua, na minha e na vida daqueles por quem orarmos. Amém!
D. Apresentar o programa da Oração Intercessória com detalhes e apelar para que todos participem.
E. Se você tiver condições, conte uma experiência missionária.
F. Organize uma cerimônia batismal.
G. Explique o Programa Missionário da igreja
H. Apresente as bênçãos do MP.
I. Fale das datas de Batismo na sua igreja e
J. Faça apelos para os irmãos se envolverem no trabalho do SENHOR.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Nenhum comentário: