domingo, 6 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA - SERMÃO I

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

INTRODUÇÃO:

Em 1958, a irmã Maria José conheceu a Verdade Bíblica através dos irmãos da Igreja de Cidade Dutra sendo batizada. Seu esposo era ateu. Nove anos depois, o seu esposo também tomou a decisão e foi batizado. Como isso aconteceu sendo ele um ateu e de coração tão resistente a qualquer influência religiosa?
Durante estes nove anos a irmã Maria e seus dois filhos que também se batizaram nos anos seguintes, oravam a cada manhã nos cultos domésticos e a cada quarta-feira na Igreja. Determinaram orar com perseverança até a conversão do pai. Foi uma experiência gloriosa! Sete anos mais tarde, aquele homem ateu, começou a sentir uma vontade enorme de entregar a vida a Jesus e ser batizado. Relutou muito. Não dava o braço a torcer. Conseguiu esconder da família durante dois anos a pressão feita pelo Espírito Santo... Finalmente rendeu-se a Jesus Depois de sete anos ele não suportou mais e definitivamente se entregou. A oração intercessória fez a diferença!

I. DEFININDO A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA.

1. O que é a oração intercessória?
É um tipo especial de oração. É quando oramos pelos outros. Através dela pedimos coisas específicas a Deus, baseados em Suas promessas. Alguém disse que a oração intercessória é como o sorriso que damos: uma preciosidade para quem recebe, sem nenhum custo para os que dão.

II. A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA E O ESPÍRITO DE PROFECIA.

1.Devemos orar com fé pela salvação das pessoas.
“Aprendei a exercer fé na apresentação do vosso próximo perante o trono da graça, e na intercessão com Deus para que lhes toque o coração”. (III TS. 249).

“Vi que toda a oração elevada ao céu com fé, por um coração sincero, será ouvida por Deus e aquele que dirige a petição receberá a bênção quando mais dela necessitar, excedendo muitas vezes as suas expectativas”. (I TS. 22).

“Não se perderá nenhuma uma oração feita por um santo fiel se feita com fé, por um coração sincero”. (Ibidem).

“Faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta à oração da fé, aquilo que Ele não outorgaria se não o pedíssemos assim”. (G.C. 530)

III. EXEMPLOS BÍBLICOS DE INTERCESSORES.

1. Abraão – um intercessor fiel. (Gn. 18:16-33)
1.1. Abraão se coloca como um intercessor que deseja ardentemente a salvação daqueles que estavam dentro da cidade. No verso 22 diz que Abraão “permaneceu na presença do SENHOR”.

2. Moisés – um intercessor amável. (Êx. 32:37-35)
1.2. Moisés é outro exemplo de intercessor que amou as pessoas pecadoras de todo coração. No verso 32, Moisés pede a Deus que poupe o povo e lhe dê a oportunidade de se converter. O original hebraico deste verso mostra uma verdade maravilhosa sobre a salvação. A palavra traduzida “perdoa” vem da palavra hebraica nasa. Esta palavra significa “carregar” ou “Levar”. Então Moisés está dizendo ao Senhor: “perdoa-lhe [nasa] o pecado...” Em outras palavras, Moisés pediu a Deus que levasse os pecados de seu povo.

3. A mulher cananéia – uma intercessora destemida. (Mt. 15:21-28).
3.1. No verso 22 a mulher suplica: “Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada”. Os discípulos não queriam que ela se aproximasse de Jesus. Porém, a mulher venceu todas as barreiras do preconceito em favor de sua filha e ela foi curada. Jesus continua hoje ansioso por atender ao pedido de fé de uma mãe ou pai destemidos, que estão dispostos a enfrentar todas as barreias e fazer qualquer sacrifício pela libertação e salvação dos seus filhos.

4. Jesus – um intercessor sem igual. (João. 17)
4.1. A oração intercessória foi constante na vida e no ministério de Jesus Cristo. Ele é o maior intercessor de todos os tempos. É o nosso maior exemplo na oração intercessória. Jesus orou pelos que não sentiam necessidade de oração, e chorou pelos que não sentiam necessidade de lágrimas: gastou muito tempo orando por aqueles que não compreendiam a Sua missão, e está agora diante do trono, para receber e apresentar a Seu Pai as petições daqueles por quem orou na terra. (I Jo. 2:1; Heb. 4:14-16 e 7:25).
4.2. Jesus orou pela nossa conversão e essa verdade nos conforta. A oração intercessória de Jesus ensina-nos também que o nosso grande desejo deveria ser que sempre mais pessoas conheçam a Jesus.

IV. OS BENEFICIOS DA INTERCESSÃO.

1.Intensifica a vida devocional.
2.Intensifica o amor ao próximo
3.Intensifica o desejo
4.Cresce nossa influência sobre os outros
5.Quebra barreiras
6.Abre novos canais
7.Quebra o poder de satanás
8.Coloca-nos em contato com a sabedoria divina
9.Revela a vontade divina

CONCLUSÃO:

1. Experiência: Marcos Silva de 28 anos, morava no Rio de Janeiro. Ele estava afastado da IASD. Um dia de sábado divertindo-se numa praia sentiu um forte desejo de ir à igreja Adventista. Olhou no relógio e constatou que talvez não desse mais tempo. Eram 11h15 da manhã.
No dia seguinte, marcos foi à Igreja de Botafogo. Respondeu ao apelo do pastor e entregou o coração à Jesus. Depois do culto procurou o pastor para aconselhamento. Abriu o coração. O pastor o aconselhou a voltar para a sua terra natal – Porto Velho.
Na segunda-feira, Marcos ligou para a sua mãe e contou do desejo que brotara no seu coração naquele sábado na praia e de sua ida à Igreja no domingo e como entregara a vida a Jesus. Sua mãe lhe perguntou a que horas veio o desejo. Ele respondeu que tinha sido às 11h15 da manhã. Então a mãe concluiu: Foi exatamente o horário em que eu e toda a Igreja estava orando por você.
Duas semanas depois, Marcos abandonou tudo no rio e foi para Rondônia. Lá conseguiu um emprego com um salário muito melhor e se batizou. Hoje é o diretor de Comunicação da sua Igreja e desenvolve um projeto de recuperação de jovens afastados da igreja.

2. Programa de Oração Intercessória:
2.1. Não pare de orar pela família que você escolheu.
2.2. Não pare de visitar a família que você escolheu.
2.3. Trabalhe pela salvação dela todos os dias, até ser batizada.
2.4. Após o batismo da família, continue o trabalho, ajudando-a a ser enraizar na fé e ser uma família missionária.
2.5. Não quebre essa corrente de Oração e trabalho, Muitos milagres acontecerão!
2.6. Se você tiver condições, conte uma experiência missionária.
2.7. Organize uma cerimônia batismal.
2.8. Explique o Programa Missionário da igreja
2.9. Apresente as bênçãos do MP.
2.10. Fale das datas de Batismo da sua igreja e
2.11. Faça apelos para os irmãos se envolverem no trabalho do SENHOR.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Nenhum comentário: